Teste de Paternidade
Exame com finalidade de identificar o vínculo genético entre um suposto pai e filhos, irmãos, suposto pai e/ou suposta mãe através da análise de DNA, responsável pela transmissão dos características hereditárias. É possível de ser realizado durante a gestação ou em qualquer momento da vida.
Durante a gestação o exame de DNA pode ser realizado através de um processo invasivo ou não-invasivo. Para realização do processo invasivo, é coletado material do sangue do cordão umbilical, do vilo coriônico ou líquido amniótico. Já para a realização através de processo não invasivo, é coletado apenas o sangue materno e do suposto pai, a partir da décima primeira semana de gestação. Todos esses exames são realizados com o uso de técnicas biomoleculares de última geração e oferecem alta capacidade de analisar a expressão dos genes.
A confiabilidade dos exames é de 99,9999%. Em todas as formas de realização deste exame, as amostras são identificadas e lacradas na presença dos envolvidos, sendo necessário o preenchimento de um formulário com os dados dos envolvidos e a autorização para realização do teste.
Também é possível realizar o exame de paternidade de forma sigilosa.